Páginas

24 de julho de 2015

Parede de Quadros




Os quadros são elementos decorativos que ajudam a tornar o ambiente confortável visualmente, acusticamente e psicologicamente. Sejam pinturas, gravuras, fotos ou desenhos, conferem estilo e marcam a identidade do local.
Seguir algumas dicas pode facilitar sua escolha e sua distribuição, para valorizar a obra de arte e o ambiente no qual está.


ESCOLHA O TEMA E O TAMANHO DO QUADRO E SAIBA ONDE COLOCÁ-LO DE ACORDO COM O AMBIENTE:
  • Hall: pode-se fixar apenas um quadro, o qual ganhará destaque e será valorizado ou ainda criar uma composição, como mostrada abaixo: um maior apoiado sobre o aparador, dois porta retratos e dois quadros pendurados na parede;
  • Escadas: acompanhe o alinhamento dos degraus;


Fonte: Portal Clique Arquitetura.

  • Corredor: utilizar quadros menores (pois serão vistos de perto). Neste caso você está permitindo que pessoas parem neste corredor para observar as imagens. 

Quadros apoiados (primeira imagem) ou fixados na parede (segunda imagem). Fonte: Portal Clique Arquitetura.


  • Sala de Jantar: geralmente é indicada a escolha de natureza morta (frutas, jarros, ...), mas no caso de salas mais modernas e integradas à cozinha pode-se optar por quadros abstratos. 


     
Imagem ilustra um quadro centralizado em relação à mesa e painel composto por duas partes (ambos são pontos focais). Fonte: Portal Clique Arquitetura.

  • Sala de Estar: procure uma temática que seja adequada ao estilo de sua sala. Se ela é clássica, paisagens podem ser muito interessantes. Pode-se optar por imagens como campos ou até mesmo figuras humanas ou representações de cenas do cotidiano. Já se a sua sala é mais contemporânea (com linhas mais retas e aspecto “clean”), quadros abstratos podem tornar o espaço mais estimulante ao apresentar cores mais fortes;



Quadros apenas apoiados sobre o aparador. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
  
  • Quarto: sobre a cabeceira o quadro deve preencher toda sua extensão (isso pode ser feito através de composições com 2 ou mais elementos).


Exemplo de quadros, lado-a-lado criando uma composição maior.


Quadro sobre a cama de casal. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

  • Escritório: pode-se optar por quadros com paisagens urbanas, animais (como cavalos e aves) e até mesmo imagens “divertidas” que representem o estilo de quem utiliza o ambiente.



Composição de imagens cria uma decoração descontraída.

Disposição na Parede

A distribuição dos quadros deve levar em consideração o tamanho da parede, a posição dos móveis e sua quantidade e a altura do pé direito (distância do chão ao teto).
Deve-se buscar o equilíbrio entre os planos preenchidos pela área dos quadros e os espaços vazios. Muitos quadros dispostos na parede podem poluir o ambiente visualmente, da mesma forma que sua ausência pode gerar a sensação de vazio e “falta”.
Uma maneira de estudar esta composição é recortar papéis com o formato do quadro e com fita adesiva fixar na parede. Assim você poderá visualizar como ficarão.

  

O ideal é que quadros maiores sejam usados em paredes maiores e que sejam vistos de longe, para que o observador tenha uma visão geral do seu desenho. Já os menores podem ser colocados em locais que permitam a aproximação para que seus detalhes possam ser examinados.


Posicionamento dos quadros. Fonte: Portal Clique Arquitetura.


  • Agrupar quadros com molduras, tamanhos e temáticas diferentes (com equilíbrio de pesos e volumes) cria um ambiente descontraído e divertido. Pode gerar a sensação de um espaço cultural, no qual são expostos trabalhos, estimulando a curiosidade.
 Encontrei essa imagem com sugestões de layouts que você pode usar:


 Inspirações para você:





Essas são minhas dicas meninas, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário