Páginas

2 de agosto de 2015

Devocional: Desapego



Gênesis 50:15-21
"Vendo os irmãos de José que seu pai estava morto, disseram: Porventura José nos odiará e nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos. Então mandaram dizer a José: Teu pai, antes da sua morte, nos ordenou: Assim direis a José: Perdoa a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal. Agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam. Depois vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis que nós somos teus servos. Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração."


João 8:31-36
"Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."




Em seu livro Jogue fora 50 coisas, a autora Gail Blanke destaca quatro "Regras do Desapego" para ajudar as pessoas a eliminarem a desordem de suas vidas. A primeira regra declara: "Se isso... Lhe traz peso, entulha ou simplesmente faz você se sentir mal consigo mesmo, jogue fora, dê, venda, deixe ir, siga em frente."
Acho que esta regra de desapego tem uma aplicação espiritual também: Não devemos permanecer ligados ao pecado do passado. Os irmãos de José lutaram com isto. Anos depois de terem vendido José como escravo, recordaram-se de sua crueldade e temiam vingança. Assim, enviaram uma mensagem a José, implorando por perdão. Eles fizeram isto apesar das ações misericordiosas e garantias demonstradas anteriormente pelo irmão deles (Gn 45:4-15).
Muitos de nós permanecemos ligados às antigas ofensas apesar da misericórdia e do perdão daqueles a quem podemos ter ferido. No entanto, a verdadeira liberdade surge quando Sconfessamos a nossa transgressão a Deus. Ele a perdoa ("Se confverdadeiramentesos pecados, Ele é fiel e justo para nos purificar de toda injustiça. I João 1:9) e nos afasta dela (Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Salmos 103:12). Como o versículo de Miqueias 7:19 afirma, Ele lança nossos pecados nas profundezas do mar! Por causa disto, podemos nos lembrar de que o Filho nos libertou e nós somos verdadeiramente livres. (João 8:36).


O preço da nossa liberdade do pecado foi pago pelo sangue de Jesus.
Via: Pão Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário